sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

HOJE, SEXTA-FEIRA TEM HISTÓRIA INÉDITA DE CANTAGALO NA TV BRASIL, ÀS 22HORAS

O documentário O Mão de Luva, dirigido por Silvio Coutinho, é atração inédita do Programa de Cinema desta sexta (4)às 22h, na TV Brasil. Conta a saga do bandoleiro Manoel Henriques, vulgo “O Mão de Luva”, que foi perseguido pelo Alferes Tiradentes e cuja captura originou a criação da cidade fluminense de Cantagalo e Nova Friburgo, entre outros municípios atingidos pela tragédia das chuvas na região serrana.
Localizada na zona proibida de exploração de ouro, Cantagalo foi terra de barões, cientistas renomados, escritores (inclusive o consagrado Euclides da Cunha) e o maior produtor de café do Brasil no século 19. Hoje, grandes jazidas de cimento e cal são exploradas por grandes mineradoras localizadas na cidade que também está próxima a Além Paraiba (MG), outro município devastado pelas chuvas.
Nova Friburgo foi durante muito tempo um distrito de Cantagalo, cuja extensão vinha de Carmo até Itaboraí, formando, na época, uma das maiores cidades do Estado do Rio de Janeiro. Fazendas centenárias, incluindo o Palacete do Gavião, considerada a mais sofisticada propriedade rural da América Latina no século 19, fazem parte do seu sítio histórico. O Barão de São Clemente, que fez riqueza na cidade, mandou construir no Rio de Janeiro o Palácio do Catete, para ser a residência urbana de sua esposa, a Baronesa Laura Clementina da Silva Pinto. A propriedade mais tarde seria a moradia, por décadas, dos presidentes da República do Brasil.
Historiadores conceituados, como Henrique Bon e Clélio Erthal, ajudam a contar a saga do Mão de Luva e a fundação de Cantagalo, além de populares, que contam, entre outras coisas, a história de uma paixão avassaladora entre o personagem título e Dona Maria I, Rainha de Portugal, mais conhecida como Maria, a Louca. 72 min.

Aumenta a procura por locação de imóveis em Nova Friburgo

O número de pessoas que procuram por imóveis para locação em Nova Friburgo é grande, mas o mercado imobiliário não tem como suprir essa demanda. Esse problema, que já vinha acontecendo desde o fim de 2010, torna mais difícil a reestruturação daqueles que estão em área de risco ou que perderam suas casas, mesmo com a expectativa do recebimento do aluguel social.

Em muitas imobiliárias a fila de espera por cada imóvel chega a vinte pessoas. Algumas já deixam de lado alguns protocolos burocráticos na tentativa de facilitar o acesso das pessoas, como no caso da Ricardo Pedretti Imóveis, onde a proposta é entregue a todos que tenham interesse no imóvel. “Antes nós entregávamos a proposta de locação e aguardávamos o retorno da pessoa com a documentação até liberar o imóvel para outro pretendente, mas a demanda é tão grande que não temos como ter esse controle. Então estamos liberando essa proposta e fechando o contrato com quem chega primeiro com ela aprovada” – diz Sérgio Pedretti, gerente da imobiliária.

Em meio à demanda, as imobiliárias usam o sistema de cadastramento para melhor atender os possíveis locatários. A principal procura é por casas e apartamentos no centro da cidade ou proximidades e com valores acessíveis, como explica Gabriel Ruiz, da Predial Primus: “Nós agora estamos cadastrando as pessoas, fazendo um perfil conforme a localidade de preferência, faixa de preço e informando conforme haja disponibilidade de imóveis para locação. A fila de espera passa de cem pessoas, que procuram geralmente apartamentos ou casas com dois ou três quartos e um aluguel que varia entre R$ 400 e R$ 700”.

Para o professor Ronaldo Gripp, que teve sua casa destruída no deslizamento que ocorreu na Vilage, o mercado está muito concorrido e esse cadastramento feito pelas empresas tem ajudado quem procura um imóvel para alugar. “Na maioria dos locais que nós procuramos não encontramos muita disponibilidade, então eles anotaram nosso nome e telefone e estão dando retorno. Todos os imóveis que vi estão com lista de espera. A minha prioridade, até mesmo pela constituição da família, seria por uma casa com três quartos”.

O pedido de que os imóveis que estão à venda sejam revertidos para locação é geral. Em muitos casos as empresas têm entrado em contato com os donos e negociado essa migração. “Em uma semana nós alugamos o que costumávamos fazer em um mês, os imóveis que restaram são os mais caros. Por isso nós estamos pedindo aos donos dos imóveis que estão à venda para fazer locação” – conta Vinícius Emmerick, da Correta Empreendimentos Imobiliários.

Apesar do sofrimento das pessoas com toda essa tragédia, alguns oportunistas têm se aproveitado dessa procura para aumentar o preço dos alugueis. Em alguns casos imóveis anteriormente avaliados em R$ 400 agora são encontrados com quase o dobro do preço. Na tentativa de conter essa supervalorização as imobiliárias têm procurado manter o valor estabelecido, contudo esse controle se torna difícil com os imóveis colocados no mercado agora. “Houve casos de proprietários que quiseram aumentar o valor do aluguel, mas nós fomos contra, contudo não temos controle sobre esses imóveis que estão entrando agora para locação, pois os donos acham que tem o direito de determinar um novo valor de mercado, a questão agora é ter ética para manter os preços acessíveis” – complementa Sérgio Pedretti.

A colaboração dos proprietários de imóveis é fundamental nesse momento de crise, não só nessa negociação de valores, mas também nos casos em que o imóvel alugado tenha sido atingido. “Tivemos um caso em que entrou água no imóvel e o locatário perdeu todos os móveis e o proprietário decidiu liberar três meses de aluguel e ainda converteu três meses em dinheiro como ajuda de custo. E também outros dois imóveis que entrariam em período de reajuste de aluguel e os donos preferiram adiar esse aumento” – exemplifica Khanmllov Monteiro, da Conteco.

Quanto ao aluguel social, a indicação é de que as pessoas que pretendam fazer a locação através do programa já comecem a procurar os imóveis, pois há uma grande dificuldade em encontrar casas e apartamentos dentro do valor de R$ 500, estabelecido pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores do município. A localização do imóvel por parte da prefeitura será complicada, principalmente pelo número de famílias que precisam do benefício, então as pessoas devem se antecipar.

Como o prazo mínimo de contrato é de geralmente um ano, é indicado que as pessoas avaliem bem antes de finalizar a locação, como ressalta Sérgio Pedretti: “As pessoas devem conhecer e avaliar o imóvel, já que escolher na base da urgência pode futuramente trazer transtornos, pois esse imóvel irá atender no primeiro momento, mas depois de alguns meses poderá causar arrependimento e o locatário estará com contrato em vigor e para trocar de casa terá que rescindi-lo com multas e outras tarifas. Então as pessoas devem ter calma e procurar aquilo que vá realmente atender às suas necessidades”.

 Por Paula Valviesse - novaimprensa.com.br

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Firjan e Governo do Estado traçam estratégias para recuperação de Friburgo



Nova Friburgo, 3 de fevereiro de 2011.


Durante encontro com o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, em Nova Friburgo, o vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou nesta quarta-feira, dia 2, medidas que já estão sendo planejadas pelo governo para recuperação de Nova Friburgo: criação de Distrito Industrial para realocação das indústrias; transformação do antigo Hospital Adventista em Centro Oncológico de referência na Região Serrana; transformação da antiga Fábrica Ypu em Cidade da Educação, com cursos da UERJ; criação de uma Rodovia do Contorno para deslocar os carros pesados. Também estavam presentes na reunião o presidente da Representação Regional da Firjan em Nova Friburgo, Vicente Bastos Ribeiro, e o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur.

Cerca de 150 empresários aproveitaram a oportunidade para reivindicar isenção tributária. Segundo Júlio Bueno, que também esteve presente no encontro, é um pedido razoável diante do quadro apresentado pelos empresários. “Vou brigar por isso no governo porque esse é um pedido bastante razoável diante do quadro que encontro”, ressaltou o secretário.  

Entre os argumentos apresentados pelos empresários, está o fato de Nova Friburgo estar fora da linha de investimento do governo, que tem foco nos jogos esportivos, e o grande número de empresas desestabilizadas por conta das chuvas. “Precisamos agilizar a entrada de dinheiro no caixa. No próximo dia 5, os empresários já têm compromisso com a folha de pagamento de seus funcionários”, frisou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio.

Além da isenção tributária e a liberação de recursos, os empresários pediram urgência na recuperação da infraestrutura urbana, com alojamento provisório para os desabrigados; adiamento de tributos e simplificação de linhas de crédito. Outro pedido foi a adoção de programa tributário de emergência para parcelamento de débitos em até 24 meses e implantação de incentivos para compras públicas no município de Friburgo, sugestão que o secretário de Desenvolvimento Econômico se comprometeu em consultar a Petrobras e avaliar a possibilidade de compras de uniformes e produtos do setor metalmecânico no município.

No médio prazo, estiveram na pauta das discussões um programa temporário de incentivos fiscais e de créditos, plano de desenvolvimento da atividade turística, plano de recuperação econômica para o desenvolvimento sustentável, incentivo para a indústria de inovação e a implantação de instituições de ensino na cidade..



Sistema Firjan – Assessoria de Comunicação
(21) 2563-4257

Educação em Cantagalo abre ano letivo com palestra para professores


Objetivo para 2011 é ampliar taxa de aprovação. Para os alunos, aulas começam segunda-feira, dia 7


 Para dar início às atividades do ano letivo de 2011, a Secretaria de Educação e Cultura de Cantagalo ofereceu uma interessante palestra aos mais de 250 professores da rede municipal de ensino, com participação do professor Dr. Roberto Montechiari Werneck, que defendeu o tema 'A pedra angular do ensino'. O encontro foi realizado no salão social do Colégio Estadual Lameira de Andrade, que, a partir deste ano, junto com o Ciep 277 - João Nicolau Filho, terá administração compartilhada com a Prefeitura, que assumiu o primeiro segmento do ensino fundamental em ambas as instituições.
Do primeiro momento, realizado pela manhã, participaram professores, diretores, dirigentes, diretores-adjuntos, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos, além de professores que atuam nas bibliotecas municipais, no polo do Cederj (Centro de Educação Superior à Distância), Sociedade Pestalozzi, entre outros órgãos e entidades.
Durante a abertura, o prefeito Guga de Paula (PP) destacou a importância dos professores, conclamou os profissionais a darem o máximo para que as metas deste ano sejam ultrapassadas e ainda acenou com uma boa notícia: "em fevereiro, vamos enviar uma mensagem à Câmara Municipal com a proposta de reajuste dos vencimentos e salários do funcionalismo municipal, que deverá ficar entre 16% e 17%. Em todo o nosso governo, procuramos valorizar o servidor de várias formas, e temos conseguido manter seus vencimentos protegidos da inflação e ainda com ganhos reais, sem falar em outras vantagens, como a gratificação natalina, apelidada de 14º salário, por ocasião do aniversário do servidor, além da implantação do plano de cargos e salários do magistério, isso para destacar o caso específico de vocês", disse o prefeito, que também aproveitou para dar boas-vindas aos novos professores, aprovados em concurso público e empossados também esta semana.
A participação do prefeito foi encerrada quando ele e a secretária de Educação e Cultura, Lucinha Farah Noronha, entregaram um presente à direção da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes, de Euclidelândia, terceiro distrito. Segundo a secretária, a premiação é uma simbologia em reconhecimento ao excelente trabalho realizado pela escola. "Queríamos premiar alguma escola. Para isso, decidimos utilizar como critério de avaliação o desempenho diante do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No nosso levantamento, a Elestar Caetano Mendes venceu, pois passou do índice 3,4, no período anterior, para 4,5, o que é uma considerável recuperação", explicou.
Outro assunto importante no encontro foi a dengue. Igor Teixeira, veterinário da rede municipal, representou a Vigilância Sanitária (Visa) para chamar a atenção para a probabilidade de Cantagalo e toda a região enfrentarem uma nova epidemia de dengue, agravada pela circulação do vírus tipo 1, que não circulava desde 1996. Segundo ele, de agora até maio, a região passa por um período crítico. "Já estamos com vários casos notificados e, cada um não fizer a sua parte nas tarefas de combate e prevenção, poderemos ter sérias complicações, com muitos casos e até morte. É necessário dizer que a dengue mata e que só é possível evitá-la com a participação de todos", disse, acrescentando que a participação dos professores no processo de orientação é fundamental.
À tarde, no mesmo local, a secretária se reuniu com coordenadores de turno, pessoal das secretarias das escolas e de apoio (merendeiras, vigias, inspetores de alunos e auxiliares de serviços gerais, entre outros) para também tratar das atividades de início das aulas.
Objetivo maior é ultrapassar 80% de aprovação este ano
Acreditando na força da equipe de trabalho, a secretária de Educação e Cultura, Lucinha Farah Noronha, aposta todas as fichas numa recuperação surpreendente do sistema educacional do município, e fez questão de dizer isso para os professores. "Somos uma equipe, que colhe os frutos de um bom trabalho, mas que também divide seus problemas quando eles aparecem. E por sermos uma equipe é que trabalharemos, todos juntos, pela excelência da educação municipal, pois somos capazes de identificar e resolver nossas dificuldades", disse.
Lucinha Noronha fez referência aos índices de reprovação de alunos diagnosticados em 2010, bem menores que nos anos anteriores, mas que precisam ser ainda mais diminuídos. "Temos que reverter esse quadro, pois estamos aqui para buscar os melhores resultados possíveis", destacou, afirmando que o principal objetivo deste ano é ultrapassar os 80% de aprovação, já que a média geral de 2010 ficou em 70%.
E a primeira investida neste sentido já está sendo dada. Esta semana, os professores estão passando por uma pequena capacitação. São vários cursos, palestras e encontros que estão servindo de capacitação e atualização dos profissionais. Segundo a secretária, a proposta é que durante o ano sejam aplicados outros cursos, sempre mantendo o professorado em contato com novas metodologias de ensino. "As atividades desta semana vão nortear os rumos que a educação municipal irá seguir este ano. Este encontro motiva os profissionais", acrescentou.
Aulas – Para os alunos, as aulas terão início na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro. Distribuídos nas atuais 18 escolas da rede municipal de ensino, espalhadas pelo Centro, bairros, distritos e zona rural, estarão cerca de 2,5 mil estudantes de pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de uniformes e mochilas, a prefeitura também garante o material didático e transporte dos alunos.


Fonte: Gilmar Marques

A natureza se acomoda na Região Serrana


Por: José Luiz Lima de Souza

Procurando tentar entender, após analisar várias fotos sobre as montanhas que foram afetadas pela chuva violenta que se abateu sobre a cidade de Nova Friburgo, na noite do dia 11 de janeiro de 2011, acredito que realmente pode ter ocorrido uma acomodação dos caminhos de escoamento da água da chuva que estava acumulada no alto das montanhas, o que não deixa de ser uma situação passível de acontecer na floresta de mata atlântica, que ocorre de tempos em tempos.

Esta, no entanto, foi provocada por uma quantidade de água muito grande, despejada em muito pouco tempo pela chuva, que se acumulou nas rasas profundidades dos solos que normalmente se apoiavam no alto das montanhas e em suas encostas. O peso gerado por este acúmulo de água, sempre crescente em muito pouco tempo no solo destas encostas, por não agüentarem ficar nos locais onde estavam, desceram procurando o caminho mais fácil até chegar em um local mais plano. Ocorre que neste caminho existiam muitas residências que não suportaram o peso da água e com o que ela carregava durante seu trajeto de descida e vimos então esta tragédia pavorosa sobre a belíssima cidade de Nova Friburgo.

Não se trata de uma tragédia anunciada. Estes fatos não ocorrem com avisos. No entanto, A natureza mais uma vez nos mostra o caminho que devemos tomar ao permitir a construção de moradias nas cidades rodeadas por montanhas com cobertura de mata, procurando evitar os locais onde possivelmente haverá esta acomodação com os caminhos que normalmente deverão ser procurados pela água que encharcam os solos desta camada mais alta de mata, nas grandes chuvas que ocorrem.

Se é necessário um “Habite-se” para as residências que estão localizadas nos centros urbanos de uma cidade, este “Habite-se” deverá também, e com muito mais rigor, ser necessário para as construções em encostas. Talvez, embora seja ainda muito difícil, agora seja o momento de sentirmos uma melhora na forma de agir de nossos políticos e homens públicos que estão direta e indiretamente ligado às liberações de construções em áreas tão expostas ao perigo, aí sim, muitas vezes, permitindo uma catástrofe anunciada.

Por fim, temos que levar em consideração que muita coisa mudou de pouco tempo para cá. Hoje satélites, como o Google Herth e outros, nos mostram vistas de áreas que há bem pouco tempo só tínhamos com fotografias aéreas, caras e difíceis de serem conseguidas para um trabalho mais apurado de análise ambiental e de controle do poder público de uma determinada área. Há também a facilidade de utilização do helicóptero, o que é muito recente.

É importante comentarmos também que o INEA, através de seu site na internet, onde apresenta quatro pontos na cidade de Nova Friburgo, há o controle do nível de chuva e possibilidade de enchente, que embora estejam sempre atualizados não poderiam ser utilizados facilmente naquele momento de 11 de janeiro, pois a falta de luz, muito comum em época de chuva e relâmpagos nesta região, não estava permitindo que a população, que utiliza este meio de prevenção, soubesse o que estava ocorrendo. Hoje podemos analisar os dados emitidos naquela noite infernal e verificarmos que uma chuva torrencial ocorreu sobre a cidade iniciando às 23 horas e 15 minutos do dia 11 de janeiro e começando a diminuir por volta das 07 horas e 30 minutos do dia 12 de janeiro.

Finalizando, podemos verificar que foi um desastre ecológico com dimensões trágicas, envolvendo a perda de um grande número de vidas preciosas e queridas, que espero seja guardado na memória histórica desta cidade que tem um povo calmo, alegre, criativo, trabalhador e acolhedor e que saberá encontrar forças para reerguer esta nossa maravilhosa e querida cidade de Nova Friburgo.

 
 Fonte:Novaimprensa.com.br


PONTE EM BOM JARDIM ESTÁ LIBERADA PARA CARROS, ÔNIBUS E CAMINHÕES DE 2 EIXOS

   Foi liberada a tão esperada ponte no Bairro Maravilha ligando o centro da cidade com a RJ 116. Agora motoristas de toda região norte, centro norte e noroeste do estado terão ligação a Nova Friburgo. Antes o acesso era um pouco difícil por Bom Jardim, devido as pontes do município estarem destruídas, o que trouxe o Exército Brasileiro, numa situação de emergência para a construção de uma ponte metálica provisória.
   A ponte que tem 52 metros, está situada no bairro Maravilha(ao lado do antigo zoológico), pode receber automóveis, ônibus e caminhões de 2 eixos(toco) cheio ou vazio.O sistema de passagem é de siga e pare e 12 militares juntamente com a Secretaria de Trânsito da cidade são os responsáveis pela utilização da ponte.Segundo o Capitão Rafael Farias, responsável pelas obras e informações do Exército, a ponte está bem construída e só nas primeiras horas de funcionamento, de 18 horas às 7 hs da manhã foi registrado um fluxo de 2.200 veículos utilizando a importante passagem.
   Vale informar que para utilizar a importante ponte o motorista deverá pegar a Av. Venâncio Pereira Veloso (rodoviária), descer na Rua Luiz Corrêa (Perto do cemitério), seguir na Av. Tancredo Neves (rua do zoológico), cruzar a ponte, continuar seguindo pela Rua João Jacinto de Carvalho(Bairro São Miguel) e aí sim, pegar a RJ 116(no Bairro Bentevi) em direção a Nova Friburgo.



                                          Veja nas fotos como funciona a passagem da ponte:













   O Exército pede que motoristas não estacionem seu carros ao redor da ponte no Bairro Maravilha, para não tumultuar o grande movimento de tráfego de veículos em Bom Jardim. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VICE-PREFEITO PAULO BARROS DE BOM JARDIM ASSUME PREFEITURA

Novidades na Prefeitura de Bom Jardim, pois o vice-prefeito, Paulo Barros, vai assumir na noite desta terça-feira (1) o governo da cidade. A solenidade vai ser na Câmara Municipal as 19h. O atual prefeito, Afonso Monerat, deixou o cargo para assumir a subsecretaria de reconstrução, que pertence a Secretaria Estadual de Obras.Onde vai liderar junto com o vice pezão a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas.
breve mais detalhes.