domingo, 8 de julho de 2012

Agentes de Saúde de Trajano de Moraes recebem treinamentos


    Foi realizado no dia 7 de Julho, pelos Agentes de Saúde do  município de Trajano de Moraes, um treinamento de Suporte Básico de Vida, ministrado pelo enfermeiro Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho, Damião Pereira Netto, que por um dia de curso, explicou para as profissionais de saúde de como agir em casos de primeiros socorros em um acidente.
    O curso que é de suma importância para qualquer ser humano, deixou as profissionais ainda mais qualificadas para a profissão de auxílio aos moradores   trajanense e durante a palestra foram ministradas aulas de primeiros socorros, com exemplos e minuciosas demonstrações, e através de slides tudo ficou bem mais didático aos participantes.
     Para o enfermeiro Damião, que aplica este curso em diversos municípios, as teorias das aulas explicadas auxiliam o dia-dia das agentes, já que são sempre elas as primeiras a serem chamadas num momento de socorro em suas comunidades." Agradeço a secretaria de saúde, que está qualificando seus agentes e peço a população para sempre receber bem estas profissionais, pois elas só querem o bem do próximo e estão buscando recursos para se qualificarem em prol dos moradores." Disse o conceituado enfermeiro.
     Vale dizer que no curso foram realizados ensinamentos de como avaliar a cena de um acidente, como abordar uma vítima, prestar socorro adequado e sempre dar informações básicas, verdadeiras e rápidas as autoridades, sobre o acidente. E que na próxima semana, será a vez dos auxiliares e técnicos de enfermagem receberem preciosas informações de  Suporte Básico de Vida, no próprio prédio da secretaria de saúde de Trajano de Moraes.   

















Empresas de ônibus de Niterói que não respeitavam gratuidade de idosos e de deficientes são condenadas após ação do MPRJ





 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve sentença que obriga nove empresas de ônibus de Niterói a permitir, de forma gratuita e sem discriminação, o ingresso de idosos e de pessoas com deficiência de locomoção, incluindo seus acompanhantes, nos veículos de transporte público, mediante a simples apresentação de documento oficial de identidade.  A decisão da 5ª Vara Cível de Niterói, com base em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Niterói, determina multa de R$ 2 mil por cada descumprimento que venha a ser denunciado.   
A ACP, proposta em 2002,  foi proposta em face das empresas Viação Pendotiba Ltda, Auto Lotação Ingá Ltda, Santo Antônio Transportes Ltda, Auto Ônibus Brasília Ltda, Transportes Peixoto Ltda, Viação Araçatuba Ltda, Expresso Miramar Ltda, Expresso Barreto Ltda, Viação Fortaleza Ltda.
O MPRJ recebeu denúncias relatando que esses usuários eram obrigados a pagar passagem e sofriam constrangimentos em público. A ação requereu a permissão do ingresso de idosos que apresentem a carteira de identidade e de pessoas portadoras de deficiência com reconhecida dificuldade de locomoção e acompanhante. A gratuidade está garantida pelas Constituições Federal e Estadual, pela Lei 3.339/99 e pela Lei Orgânica do Município de Niterói. 
“Espero ver finalmente cumprida a norma constitucional que autoriza a gratuidade de transportes para esta parcela da população, de forma integral e não discriminatória, propiciando o fiel cumprimento do princípio da dignidade humana”, disse o promotor de justiça João Carlos Brasil de Barros, titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Niterói, que acompanha a demanda desde 2009. 
 As empresas recorreram da decisão proferida pela 5ª Vara Cível de Niterói. No entanto, o recurso foi rejeitado por unanimidade pela 6ª Câmara Cível, no último dia 27 de junho.

FESTA JULINA DO JARDIM DE INFÂNCIA ENY GALVOZA DA COSTA
SERVIU TAMBÉM PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS DE TRABALHO



    Neste último sábado dia 7 de Julho foi marcante para centenas de alunos da tradicional escola municipalizada Jardim de Infância Eny Galvoza da Costa, situada na cidade de Cordeiro, onde professores, pais, alunos e convidados passaram uma tarde inteira se divertindo ao som de músicas nordestinas, numa saudação ao saudoso cantor de Baião Luiz Gonzaga. A atuante diretora Cristine Bonan Carvalho, tinha uma satisfação a mais para comemorar, pois em sua gestão a escola comemora este ano 54 anos de fundação.
    Danças, guloseimas, barracas de pescaria e muita diversão, este foi o tom da grande festa julina da escola, que tem atualmente tem 230 alunos que dividem-se do maternal ao 1º ano escolar, onde as 28 funcionárias que dividindo-se entre professores e pessoal de apoio, numa alegria contagiante, recebiam todos com muita gentileza e simpatia. 
    Com a festa intitulada "Arraiá do Sertão", as crianças apresentaram diversas danças folclóricas, onde emocionavam a cada momento os seus familiares e o ponto alto da festança foi o casamento da roça, que foi dramatizado pelos pequenos alunos da escola." Somos muito felizes aqui, pois existe um comprometimento muito importante com a comunidade cordeirense e esta festa tem um motivo a mais para ser comemorada,pois este ano esta escola comemora 54 anos de existência." Disse a animada diretora Cristine.
    Segundo ainda a diretora, este ano fazendo parte das comemorações de aniversário, brevemente ela e as professoras irão inaugurar a galeria dos ex-diretores da escola,  acontecerão eventos como Festa da Família, festa folclórica e até um chá para as vovós dos alunos, está sendo organizado.
   Diversos visitantes estiveram presentes no jardim de infância, que se divertiram até tarde da noite, onde no fim da festa um grande show de forró alegrou todos os participantes que comemoraram mais um aniversário do tradicional Jardim de Infância Eny Galvoza da Costa, situada no centro do município de Cordeiro.


Veja as fotos que marcaram o dia 7 de Julho em Cordeiro:













































































Geraldo Carvalho
Assessoria de Imprensa 
Cordeiro - RJ
Email:
geraldojcarvalho@hotmail.com
geraldofotoscarvalho@bol.com.br
informativodascidades@bol.com.br
www.Facebook/Geraldo Carvalho
BLOG:www.informativodascidades.blogspot.com
Telefones:22/81343159-99095247
Propaganda Eleitoral já está liberada

   A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro está permitida. Os comícios podem ser feitos das 8h às 24h. Os partidos políticos e as coligações podem usar, entre as 8h e as 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes ou em veículos. 
   De acordo com a Lei das Eleições, está liberada também a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Essa propaganda é permitida nos sites do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedor no Brasil. Podem ser usados ainda blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas.
    A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, no entanto, só começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do pleito. Está proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A partir dessa data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.
    Dia 18 de julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990. Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.

quinta-feira, 5 de julho de 2012


 
Elos de Cidadania promove palestra sobre Gestão Ambiental em Cordeiro


   Aconteceu no município de Cordeiro, no dia 4 de Junho através da iniciativa do Programa Elos de Cidadania em Cordeiro, a palestra “Educação no Processo de Gestão Ambiental: Um Desafio”,  no Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly, ressaltando a importância das ações coletivas, que visam à mobilização da sociedade como um todo na gestão dos recursos naturais e no enfrentamento de questões socioambientais.
   O evento foi ministrado pelo professor Mauro Guimarães, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuante na área de Educação Ambiental e vice-coordenador do grupo de trabalho em Educação Ambiental na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), onde abordou para 30 professores e profissionais da educação cordeirense, lideradas pela atuante secretária municipal Albina Salgado.
   Para o professor Mauro Guimarães, as unidades escolares vão também desenvolver atividades propostas pelo curso, como Ação Elos contra a Dengue; Elos feira de troca e Ação; Elos doação que estimulam a participação coletiva dos alunos  na comunidade onde estão inseridos. “– Somos tanto parte do ambiente como seu todo e, portanto, temos a capacidade de juntos nadar contra a maré e alterar o curso de um rio que, atualmente, flui contra o desenvolvimento sustentáve”.Comentou Mauro Guimarães na abertura de sua palestra.
   Estiveram presentes vinte e cinco cursistas, professores das sete escolas públicas de Cordeiro, participantes do Programa Elos de Cidadania. Além disso, o centro cultural recebeu a  coordenadora pedagógica Jaqueline Seabra e a representante da Secretaria Municipal de Ambiente, Patrícia Gouvêa.
   Vale completar  que está previsto para Setembro próximo a Mostra Final das atividades das unidades escolares que iniciaram o programa em 2011 e em Novembro acontecerá  a Mostra Final da escolas que iniciaram estes projetos em 2012.

Câmara empossa Jovens Vereadores na próxima terça-feira, 10/07


A Câmara Municipal de Nova Friburgo promove na próxima terça-feira, 10/07, às 9h, a posse dos 21 Jovens Vereadores eleitos representantes das Escolas Municipais e Particulares do município. Os jovens tomarão posse e serão diplomados em sessão solene, realizada no plenário Dr. Jean Bazet. 

Na oportunidade estarão presentes os vereadores, autoridades municipais, todos os vereadores eleitos, familiares, professores e representantes dos estabelecimentos de ensino.

Esta é a primeira edição do projeto Câmara Jovem, criado através de Decreto Legislativo. O parlamentar terá o seu mandato até o final deste ano e as sessões acontecerão uma vez por mês.

A Câmara Jovem tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município, nas grandes discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes na elaboração de projetos de lei e na vivência na prática do trabalho de um vereador. 

Os 21 jovens vereadores, que cursam o ensino fundamental, 8º e 9º ano, vão cumprir um cronograma de atividades educativas estabelecido pela Câmara nos dias 09, 10, 11 e 12 de julho. Sendo que no dia 11/07 acontece a sessão especial elaborada e realizada integralmente por eles. Na ocasião serão apresentados os projetos de lei desenvolvidos por eles.

Durante a semana de atividades a Câmara oferecerá aos  jovens vereadores noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e um completo conhecimento das atividades legislativas. Procura, ainda, dar aos alunos uma noção exata sobre o que é ser vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.

Conheça os jovens vereadores que serão empossados:

 - Ágata Bárbara Munhões – Colégio Municipal Monsenhor José Antônio Teixeira 
 - Ana Flávia da Silveira - Colégio Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira
- Ana Letícia Barroso Ouriques - Colégio Municipal CEFFA Flores de Nova Friburgo
 - Beatriz Bittencourt Siqueira Farias – Colégio Nossa Senhora das Mercês
 -  Cillas Pinheiro Neto  -  Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira
 - Douglas Oliveira da Silva – Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I
 - Eduardo de Souza Veloso – Centro Educacional Conselheiro
 - Guilherme Sarno Guimarães Coelho – Colégio Municipal Tiradentes
 - Izabela Souza dos Santos – Colégio Municipal Dr. Dante Magliano
 - Jéssica Garcia Ribeiro – Colégio Municipal Rui Barbosa
 - João Victor Welbert de Aguiar – Colégio Municipal Umbelina Breder de Queiroz
 - João Vitor Guerra Toledo – Educandário Miosótis
 - Joselaine Marques de Barros – Colégio Municipal Vevey La Jolie
 -  Lucas Rebello Schumaker Inacio - Colégio Nossa Senhora das Mercês
 -  Luiz Guilherme Siqueira Nunes Frez - Colégio Nossa Senhora das Dores
 -  Matheus Topini Heckert da Silva - Educandário Miosótis     
 - Natanael Fernandes Ribeiro – Colégio Municipal Maximilian Falck
 - Suellen Rastrelli Carlos – Colégio Municipal Odette Penna Muniz
 - Thaís Pacheco – Colégio Municipal Demerval Barbosa Moreira
 - Thalia Luiza Ribeiro da Silva - Centro Educacional Conselheiro
 - Vitoria Cordeiro Schuenck de Medeiros -  Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I
                                                                                                        
                          Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal N. Friburgo

terça-feira, 3 de julho de 2012

Acompanhe pelas fotos a convenção dos partidos PSB e PDT, realizadas no dia 29 de Junho em Cordeiro, quando foi apresentado os nomes de Maria Helena Coelho Pinto - Prefeita e Dr. Dominique Sander - Vice prefeito do município de Cordeiro: