quinta-feira, 31 de março de 2011

Morre produtor friburguense Sérgio Madureira

PRODUTOR ERA MUITO CONHECIDO EM NOSSA REGIÃO
Morreu aos 56 anos, na manhã desta quarta-feira, 30, o produtor de novelas e escritor friburguense Sérgio Madureira, que estava internado a mais de dois meses no Hospital São Luiz, no bairro Morumbi em São Paulo, onde deu entrada vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O corpo de Madureira deverá ser cremado e suas cinzas trazidas para Nova Friburgo, mas a família ainda não decidiu se haverá velório em respeito ao desejo do produtor.

Em sua trajetória, Madureira atou na produção de mais trinta novelas pela TV Globo, principalmente ao lado da novelista Glória Peres. No final de 2010 assinou contrato com o SBT, para gerenciar projetos de teledramaturgia e coordenação de novelas da emissora, tendo iniciado a produção da novela “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago, que estréia na próxima terça-feira, 5.

Apaixonado por Nova Friburgo, Madureira lançou em 2006 o livro “Nova Friburgo – Suas Maravilhas e Celebridades”, pela campanha Ame Nova Friburgo, onde contou um pouco sobre a história do município e de friburguenses conhecidos nacionalmente, que chegou a quarta edição. Atuou também como Secretário de Turismo em 2009, tendo sido eleito líder da Região Serra Verde Imperial no Fórum Estadual de Secretários de Turismo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Rota 116 omite que cobrança em duas praças de pedágio está supensa por decisão judicial



Conforme anunciou ontem o www.estradas.com.br , está suspensa a cobrança de pedágio em duas praças da concessionária Rota 116, que administra a RJ-116 entre Itaboraí e Macuco. O valor da tarifa básica no trecho é de R$ 3,70 para veículo leve e por eixo para pesado. As praças com pedágio suspenso estão nos km 90 e km 122. Apesar da medida estar em vigor desde sexta-feira passada a concessionária não disponibiliza essa informação no seu site, omitindo a suspensão da cobrança dos usuários.

A suspensão é fruto de decisão liminar do Juízo da Comarca de Bom Jardim, a Concessionária Rota 116 S/A que decidiu que a concessionária está impedida de cobrar pedágio até que sejam concluídas as obras de reconstrução e recuperação dos trechos de rodovia atingidos pelas enchentes que assolaram a Região Serrana em janeiro. A determinação judicial, proferida no último dia 15, foi resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelo Município de Bom Jardim.

A Justiça determinou também que o Estado do Rio de Janeiro e o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) exijam da concessionária, no prazo de até dez dias, o cumprimento de suas obrigações, nos termos do contrato de concessão em vigor, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Na decisão, a magistrada Hevelise Scheer explicou que, desde o dia da catástrofe, 12 de janeiro, o acesso a Bom Jardim e às demais cidades do Centro-Norte fluminense, por meio da RJ-116, foi totalmente interrompido em razão da queda de uma ponte na altura do quilômetro 102 da estrada. Até o momento da decisão, nenhuma providência havia sido tomada para restabelecer o fluxo de veículos no local.

A medida judicial estabeleceu a imediata interrupção da cobrança nos trechos Nova Friburgo-Bom Jardim e Bom Jardim-Cantagalo (P3 e P4), em ambos os sentidos da rodovia, até que sejam concluídas a reconstrução da ponte e a recuperação da estrada.

Em caráter emergencial, o Município de Bom Jardim abriu um acesso na localidade de Banquete para o escoamento do trânsito, e o Exército instalou, provisoriamente, uma ponte de campanha na localidade conhecida como Bairro Maravilha. No entanto, segundo a petição inicial, esses acessos “são precários, estão fora do trecho de concessão e não dão conta da quantidade de veículos que atravessa a cidade”.

Além dos constantes congestionamentos, a situação põe em risco ruas, tubulações e imóveis de Bom Jardim, que, abalados pela própria enchente, não possuem estrutura para receber tráfego de veículos de grande porte. Ainda assim, segundo a Juíza, a Concessionária Rota 116 S/A retomou a cobrança do pedágio, suspenso por aproximadamente 15 dias após as chuvas.

Como medida alternativa, proposta pelo MPRJ, o valor da tarifa poderá ser reduzido proporcionalmente até que a RJ-116 esteja em pleno funcionamento – sob pena de multa diária de R$ 100 mil pelo descumprimento da ordem.
www.estradas.com.br e O Dia 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dilma anuncia programa de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero

A presidenta Dilma Roussef anunciou nesta segunda-feira (21) que o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero será lançado nesta terça-feira (22) em Manaus (AM). “Sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início”, afirmou.
Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que o governo federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença nas regiões Norte e Nordeste.
Hospitais de todo o país deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e de quimioterapia, entre outros. Serão instalados ainda 50 centros para confirmação de diagnóstico, com a possibilidade de realização de biópsias.
Segundo Dilma, os estados onde há menor oferta do serviço serão os primeiros beneficiados. De acordo com a presidenta, laboratórios de todo o país serão incentivados a trabalhar conforme padrões internacionais de qualidade no combate à doença.
“Um exame benfeito já é meio caminho andado”, explicou.
Para o diagnóstico do câncer de mama, o Brasil conta atualmente com 4 mil mamógrafos – metade deles na rede pública de sáude. Dilma avaliou que o número é “mais que suficiente” para garantir que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam o exame no prazo correto, mas admitiu que muitos aparelhos estão parados, com baixa produção e até mesmo encaixotados.
“Minha primeira orientação foi para que o Ministério da Saúde fizesse uma vistoria em todos os equipamentos de mamografia”, disse.
De acordo com a presidenta, uma força-tarefa nos estados e municípios deverá assegurar que todos os mamógrafos estejam em funcionamento. O investimento total do governo federal no programa será de R$ 4,5 bilhões.

sexta-feira, 18 de março de 2011

RESTAURANTE PORTAL DO VALE TEM NOVA DIREÇÃO E TERÁ 1° FESTIVAL DE PESCA DA REGIÃO

MAZINHO DO MARAVILHA E GELCELI ASSUMEM O RESTAURANTE PORTAL DO VALE

                           EM MAIO ACONTECE 1º CAMPEONATO DE PESCA 

     O tradicional Restaurante Portal do Vale, situado no trevo de entrada de Duas Barras está sob nova direção empresarial.Os amigos Mazinho do Maravilha e Gelceli Figueira, agora recebem os amigos para uma boa pescaria, farto almoço regado com churrasco, numa área de muito verde, abundante água, animais silvestres e um bom bate papo.A idéia de assumir o Portal do Vale, surgiu depois que eles tiveram um enorme prejuízo no Bar do Maravilha Clube nas últimas chuvas de 12 de Janeiro, onde as águas do Rio Grande  que corta Bom Jardim, destruíram todas as casas ribeirinhas, assim também destruindo totalmente o tradicional Maravilha Clube, onde Mazinho tinha um grande bar e restaurante." Perdemos tudo, com prejuízo de cerca de R$ 120 Mil, onde foi embora geledeiras, frizers, estoques, ferramentas, mesas, cadeiras, mas graças a Deus estamos reconstruindo nossas vidas." Analisa Mazinho.
      Já a frente do Restaurante Portal do Vale há 30 dias, os experientes comerciantes, servem aos fins de semana  uma deliciosa comida caseira com churrasco a quilo todos os sábados e domingos num amplo salão,
que neste mesmo espaço pode ser alugado para festas de família, aniversários, casamentos, retiro espiritual, conferências de empresas servindo assim também  para outras grandes festas. O mais atraente do lugar é que além de almoçar com a família, você pode tomar banho de piscina gratuitamente, andar de pedalinho e pescar deliciosos peixes como carpa, pacú, traíras,tilápias, tambaqui,tambacú, catfish e lambaris em 7 grandes açudes.

VEM AÍ 1° FESTIVAL DE PESCA DO PORTAL DO VALE


    Os empresários Mazinho do Maravilha e Gelceli estão preparando a organização do 1° Campeonato de Pesca do Restaurante Portal do Vale. Segundo eles, está previsto para o fim do mês de Maio e será no estilo pesque e solte, onde o pescador leva para casa os peixes se quiser. E a premiação será para o que pescar maior quantidade e também o maior peixe da competição, estes que receberão valiosos prêmios e troféus. "  Estamos animados com a nova fase do Portal do Vale e estou aqui diariamente para receber nossos amigos."  Disse Mazinho alertando que este ano venderá peixes do açudes  para a Semana Santa.
   Para os amantes de pescaria o os açudes estão liberados para pesca todos os dias e se você quiser fazer contato com o restaurante basta ligar:(22)99339335 - 99694681 - 99776261 e o tradicional restaurante está situado  à 1.500 mts do trevo da charmosa cidade de Duas Barras.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CUIDADO! CANTAGALO E OUTROS MUNICÍPIOS COM EPIDEMIA DE DENGUE

Os municípios de Magé, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo e Bom Jesus de Itabapoana já enfrentam uma epidemia de dengue, confirmou ontem a Secretaria Estadual de Saúde. Em Bom Jesus, a mais afetada das quatro cidades, a taxa de incidência da doença chegou a 2.447 vítimas por 100 mil habitantes. Os municípios já receberam pontos de tratamento, garantindo, assim, a hidratação dos pacientes. Mais de 20 mil casos de dengue foram registrados de janeiro até o último dia 12 no Estado. No mesmo período, a capital fluminense registrou qua-se 7 mil casos. Sete óbitos foram registrados nos dois primeiros meses do ano.

POLÍCIAL MILITAR AGORA PODE AJUDAR GUARDAS MUNICIPAIS NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO


O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quinta-feira que acredita na redução de desvios de conduta por parte de policiais militares após a instituição do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). O projeto prevê que PMs trabalhem em atividades conveniadas com municípios do Estado em seus dias de folgas.
"Todos os desafios na segurança são muito pesados. Queríamos que o policial tivesse sua segunda atividade para complementar sua renda e entendemos que o Estado será o responsável por isso. Desta forma, acredito que possamos reduzir os desvios de conduta e assim tirar o policial deste ciclo vicioso que é o trabalho informal na área", afirmou Beltrame em entrevista à rádio CBN.
Beltrame disse também que o projeto levará mais policiais às ruas em dias que atualmente são destinados à folga dos militares. "Esta é mais uma tentativa, mais um projeto que vejo que pode dar certo. Com um policial trabalhando de forma legal em sua folga teremos mais policiais nas ruas e, aos poucos, também teremos maior integração com as outras forças", afirmou.
A Prefeitura do Rio já sinalizou que pretende assinar o convênio para o uso de policiais na fiscalização de vans. O turno adicional será de oito horas e limitado a 12 dias no período de um mês. O policial deverá ter intervalo de oito horas de repouso antes de retornar à corporação.
Para cada oito horas de trabalho adicional serão pagos R$ 175 para oficiais e R$ 150 no caso de praças. A gratificação não sofrerá incidência de contribuição previdenciária e será paga pela prefeitura conveniada. O 'bico' não se estende a quem desempenha funções de comando, direção ou chefia.
VERDADE SEJA DITA:


Com esta atitude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Militar agora pode oficializar os famosos "bicos". Para você ter uma idéia hoje 80 % da tropa da PM, ou seja, cerca de 42 mil militares realizam trabalhos denominados "bicos por fora" o que vem preocupando as autoridades. Mas com esta lei autorizada já existe divergências entre as autoridades policiais, já que os Bombeiros e Policiais Civis não foram incluídos neste projeto.Vale dizer também que as prefeituras agora vão começar a fazer convênios com o estado, assim ficando aptas para receberem P.M. auxiliando guardas municipais nas ruas.


Geraldo Carvalho

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cantagalo faz 197 anos, mas festa fica para outubro



Transferência da comemoração se deve à coincidência de data com o Carnaval. Município é o mais antigo da região


 O município de Cantagalo completou, no último dia 9 de março, plena quarta-feira de cinzas, seus 197 anos de emancipação político-administrativa. A data lembra o dia em que, oficialmente, o território foi desmembrado de Santo Antônio de Sá, município hoje extinto e cuja sede, que atualmente não passa de belas ruínas históricas, ficava onde agora é a zona rural de Porto das Caixas, distrito de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a transferência se deve ao fato de a data ter coincidido com o Carnaval. “Em outubro, com certeza faremos uma bela festa para comemorar esta importante data, como já aconteceu outras vezes”, lembrou o secretário de Turismo, Rafael Carvalhaes.

O fato é que, segundo historiadores e pesquisadores, como Clélio Erthal e Henrique Bon, por exemplo, Cantagalo conta com três datas distintas. A primeira é o 2 de junho de 1787, data da instalação da vila, que teria se dado com a vinda para a região do Intendente Geral do Ouro na Capitania do Rio de Janeiro, Manoel Pinto da Cunha e Souza, com respaldo do Vice-Rei D. Luiz de Vasconcellos, o que daria a Cantagalo 224 anos de fundação, a serem completados em junho deste ano, embora essa data ainda não se refira à autonomia do município, que se daria com a emancipação, em 1814.

A segunda data é o 9 de março de 1814, que lembra a assinatura, pelo príncipe regente D. João, do decreto que emancipou o município, criando a vila 28 anos depois da prisão do contrabandista português Manoel Henriques, o Mão de Luva, que montara acampamento clandestino no local com objetivo de extração ilegal de ouro, medida que levou Cantagalo a se tornar independente de Santo Antônio de Sá.

Já a terceira data é o 2 de outubro de 1857, que lembra o recebimento do título de cidade. Segundo os pesquisadores, uma data sem grande importância, apenas porque, naquela época, o título de cidade era concedido separadamente da emancipação, embora o que conte, de fato, seja a autonomia administrativa, esta conquistada em 9 de março de 1814.

A data de outubro é a justificativa para a transferência da festa, que, por ser cedo demais, ainda não tem previsão de shows. “Para não confundir, é bom lembrar que não estamos mudando a data de aniversário de emancipação de Cantagalo, ela continua sendo 9 de março. O que estamos fazendo é apenas a transferência da celebração dessa data para outubro”, reforçou o prefeito Guga de Paula (PP).

Daqui a três anos, Cantagalo estará completando 200 anos. É uma data cheia e interessante para uma comemoração especial, que ficará sob a responsabilidade do próximo prefeito, já que ano que vem serão realizadas as eleições municipais.

Mesmo sem considerar a data de instalação da vila, em 1787, Cantagalo é o município mais antigo da região, de onde saíram os demais, que formam hoje as regiões Centro-Norte e parte da Serrana.

Fonte: Gilmar Marques