Concerto emociona público em Duas Barras nos 89 anos da Banda 8 de Dezembro
- Durante evento realizado na Igreja Matriz que reuniu um público bastante expressivo, representantes da diretoria da banda homenagearam o músico José Delgado pelos sessenta anos dedicados a 8 de Dezembro -
Uma ampla programação que teve início com a tradicional alvorada, seguida de queima de fogos por volta das cinco da manhã e que culminou com a realização de um concerto nas dependências da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (ainda sendo reformada), localizada na praça do centro histórico de Duas Barras, serviu para marcar o aniversário dos 89 anos de fundação da Sociedade Musical 8 de Dezembro, que acontece no mesmo dia dedicado a Padroeira do Município Nossa Senhora da Conceição.
Pouco antes do concerto bastante aguardado por toda a comunidade, aconteceu a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, tendo como ponto de concentração e partida a sede da Sociedade Musical, que seguiu em direção ao Centro Social João XXIII percorrendo as principais ruas da cidade.
Antes de iniciar a caminhada que expressa a fé dos católicos em sua padroeira, o Pe. Amaury da Silva que participou do ato de devoção proferiu uma benção especial dirigida a banda, ocasião em que pediu uma proteção especial para seus fundadores e benfeitores do passado, e em favor dos atuais músicos, familiares e toda a comunidade de fiéis que auxiliaram no transporte do andor.
Na sequência, os que tomaram parte da procissão ou os que por algum motivo não puderam acompanhar a caminhada de fé, participaram de uma Missa nas dependências do Centro Social João XXIII, celebrada pelo pároco Pe. Wander Luiz e co-celebrada pelo vigário paroquial Pe. Amaury da Silva.
Durante a celebração da missa de ação de graças, que teve uma liturgia especial voltada para as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Banda e do Município de Duas Barras, mereceu um destaque especial a figura de ‘Maria Imaculada, Mãe de Jesus e Filha Predileta do Pai’, com reflexões orientadas em torno das leituras bíblicas retiradas dos livros do Gênesis (3,9-15.20); da Carta de São Paulo aos Efésios (1,3-6.11-12) e do Evangelho de Lucas (1,26-38).
Na ocasião, o padre Wander destacou em sua homilia a importância da figura de Maria, o amor por seu filho Jesus e por todos os cristãos “Com o mesmo amor que Maria amou seu filho e a Igreja, ela também nos ama. Para sermos merecedores desse amor precisamos estar atentos a nossa vida de oração e diálogo constante com nosso Deus em Jesus Cristo, que se torna fundamental para o nosso crescimento na fé”, destacou o sacerdote.
Ao final da cerimônia os presentes na missa cantaram os parabéns para banda em seu dia de aniversário de fundação relembrando com carinho da figura de seu fundador maestro Sebastião José dos Santos, o Tião Funileiro, como era carinhosamente conhecido por seus conterrâneos.
Logo em seguida teve início na Igreja Matriz o tão aguardado concerto programado para o dia das comemorações do aniversário, que contou com a presença de Manoel de Souza (presidente); Francisco Gomes (vice); Cátia Cilene (diretora da escola de música); Domingos Oliveira (professor de música); Sueli Tavares e Rosa Abib (voluntárias).
Além de um grande número de populares, convidados especiais, familiares e amigos da banda, músicos da região foram especialmente convidados para participarem do concerto. Também foi registrada a presença do secretário de Educação Ailton Táboas; Afonso Feitosa, membro do Rotary Club Praias Oceânicas de Niterói, que fez a doação de seis flautas doce para banda; Carlos Magno, presidente da Campesina Friburguense e Alcenir de Azevedo da Universo, acompanhado de sua neta, representando os professores Laura da Mata e Renato Almeida.
Sob a regência entusiasmada do maestro José Cândido, a Sociedade Musical 8 de Dezembro executou várias canções e dobrados que ecoaram em meio a nave central da matriz sendo ouvido em todo o entorno do histórico templo sagrado recebendo a aprovação e aplausos dos presentes.
Durante o concerto, o presidente da banda Manoel de Souza e seu vice Francisco Gomes, juntamente com o maestro José Cândido e uma jovem representante dos músicos, homenageou com a entrega de um certificado o músico José Delgado que por mais de sessenta vem se dedicando a 8 de Dezembro na condição de tocador de pratos, um difícil instrumento que exige do músico a máxima atenção e concentração durante as apresentações da banda.
Ao longo de toda a apresentação da banda que foi simplesmente impecável segundo os presentes, o destaque sem dúvida alguma ficou por conta das apresentações solo dos músicos Luma (sax alto); Beatriz (clarineta); Luiz Carlos (trompete); Janaína e Gabriela (flauta transversa), que deram um show a parte com o acompanhamento da banda e a regência do maestro José Cândido que estava iluminado em sua performance.
Finalizando, vale destacar a participação especial das crianças na flauta doce sob regência do mestre Minguinho, que emocionou os presentes e encheu o templo sagrado de musicalidade e belas melodias.
Simplesmente uma noite memorável e inesquecível (...) Mais um aniversário da Sociedade Musical 8 de Dezembro para ficar na história da aprazível e acolhedora cidade de Duas Barras.
Reinaldo Rocha
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Duas Barras/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário