Além de chuva na cabeceira do rio, São Sebastião do Paraíba também sofreu com alta incidência pluviométrica. Foram 97 mm em 24 horas
Cantagalo – São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, sofreu com a cheia do Rio Paraíba do Sul durante as chuvas de terça-feira passada, 7 de dezembro. Segundo a Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, o rio subiu 4,18 metros, o que causou a inundação de parte da área urbana do distrito, afetando diretamente 31 casas.
Além da própria cheia do Rio Paraíba do Sul, em consequência de chuva na cabeceira do rio, São Sebastião do Paraíba também sofreu com uma forte incidência pluviométrica. Segundo dados da secretaria, o distrito registrou 97 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Isto significa que foram 97 litros de água por cada metro quadrado, o que também contribuiu para a inundação gradual sofrida pelos moradores.
Apesar dos transtornos, não houve vítimas, apenas algumas famílias tiveram que sair de suas casas. No dia seguinte, por volta das 20h40min., as águas do Rio Paraíba do Sul começaram a baixar, e as famílias puderam retornar para suas residências.
A Defesa Civil de Cantagalo distribuiu vários kits de limpeza para que as famílias pudessem realizar a higienização de suas casas. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos também executou o trabalho de lavagem das ruas, normalizando a situação.
A Secretaria de Defesa Civil e Trânsito informou que, durante todo o período, está realizando o monitoramento da vazão do Rio Paraíba do Sul, através da Usina Hidrelétrica de Ilha dos Pombos, localizada em Porto Velho do Cunha, distrito do vizinho município de Carmo. O mecanismo auxilia as previsões e, desta forma, pode repassar aos moradores do distrito informações sobre as possibilidades ou não de cheia.
– Infelizmente, não podemos evitar que o distrito sofra com as enchentes, mas estamos nos antecipando para avisá-los sobre as probabilidades de ocorrência das cheias, favorecendo os moradores, que podem já adotar as medidas necessárias para que não haja nenhuma perda material – destacou o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Gustavo Bard.
*Fonte: Gilmar marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário