POSTAGENS MAIS ANTIGAS

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Educação em Cantagalo abre ano letivo com palestra para professores


Objetivo para 2011 é ampliar taxa de aprovação. Para os alunos, aulas começam segunda-feira, dia 7


 Para dar início às atividades do ano letivo de 2011, a Secretaria de Educação e Cultura de Cantagalo ofereceu uma interessante palestra aos mais de 250 professores da rede municipal de ensino, com participação do professor Dr. Roberto Montechiari Werneck, que defendeu o tema 'A pedra angular do ensino'. O encontro foi realizado no salão social do Colégio Estadual Lameira de Andrade, que, a partir deste ano, junto com o Ciep 277 - João Nicolau Filho, terá administração compartilhada com a Prefeitura, que assumiu o primeiro segmento do ensino fundamental em ambas as instituições.
Do primeiro momento, realizado pela manhã, participaram professores, diretores, dirigentes, diretores-adjuntos, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos, além de professores que atuam nas bibliotecas municipais, no polo do Cederj (Centro de Educação Superior à Distância), Sociedade Pestalozzi, entre outros órgãos e entidades.
Durante a abertura, o prefeito Guga de Paula (PP) destacou a importância dos professores, conclamou os profissionais a darem o máximo para que as metas deste ano sejam ultrapassadas e ainda acenou com uma boa notícia: "em fevereiro, vamos enviar uma mensagem à Câmara Municipal com a proposta de reajuste dos vencimentos e salários do funcionalismo municipal, que deverá ficar entre 16% e 17%. Em todo o nosso governo, procuramos valorizar o servidor de várias formas, e temos conseguido manter seus vencimentos protegidos da inflação e ainda com ganhos reais, sem falar em outras vantagens, como a gratificação natalina, apelidada de 14º salário, por ocasião do aniversário do servidor, além da implantação do plano de cargos e salários do magistério, isso para destacar o caso específico de vocês", disse o prefeito, que também aproveitou para dar boas-vindas aos novos professores, aprovados em concurso público e empossados também esta semana.
A participação do prefeito foi encerrada quando ele e a secretária de Educação e Cultura, Lucinha Farah Noronha, entregaram um presente à direção da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes, de Euclidelândia, terceiro distrito. Segundo a secretária, a premiação é uma simbologia em reconhecimento ao excelente trabalho realizado pela escola. "Queríamos premiar alguma escola. Para isso, decidimos utilizar como critério de avaliação o desempenho diante do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No nosso levantamento, a Elestar Caetano Mendes venceu, pois passou do índice 3,4, no período anterior, para 4,5, o que é uma considerável recuperação", explicou.
Outro assunto importante no encontro foi a dengue. Igor Teixeira, veterinário da rede municipal, representou a Vigilância Sanitária (Visa) para chamar a atenção para a probabilidade de Cantagalo e toda a região enfrentarem uma nova epidemia de dengue, agravada pela circulação do vírus tipo 1, que não circulava desde 1996. Segundo ele, de agora até maio, a região passa por um período crítico. "Já estamos com vários casos notificados e, cada um não fizer a sua parte nas tarefas de combate e prevenção, poderemos ter sérias complicações, com muitos casos e até morte. É necessário dizer que a dengue mata e que só é possível evitá-la com a participação de todos", disse, acrescentando que a participação dos professores no processo de orientação é fundamental.
À tarde, no mesmo local, a secretária se reuniu com coordenadores de turno, pessoal das secretarias das escolas e de apoio (merendeiras, vigias, inspetores de alunos e auxiliares de serviços gerais, entre outros) para também tratar das atividades de início das aulas.
Objetivo maior é ultrapassar 80% de aprovação este ano
Acreditando na força da equipe de trabalho, a secretária de Educação e Cultura, Lucinha Farah Noronha, aposta todas as fichas numa recuperação surpreendente do sistema educacional do município, e fez questão de dizer isso para os professores. "Somos uma equipe, que colhe os frutos de um bom trabalho, mas que também divide seus problemas quando eles aparecem. E por sermos uma equipe é que trabalharemos, todos juntos, pela excelência da educação municipal, pois somos capazes de identificar e resolver nossas dificuldades", disse.
Lucinha Noronha fez referência aos índices de reprovação de alunos diagnosticados em 2010, bem menores que nos anos anteriores, mas que precisam ser ainda mais diminuídos. "Temos que reverter esse quadro, pois estamos aqui para buscar os melhores resultados possíveis", destacou, afirmando que o principal objetivo deste ano é ultrapassar os 80% de aprovação, já que a média geral de 2010 ficou em 70%.
E a primeira investida neste sentido já está sendo dada. Esta semana, os professores estão passando por uma pequena capacitação. São vários cursos, palestras e encontros que estão servindo de capacitação e atualização dos profissionais. Segundo a secretária, a proposta é que durante o ano sejam aplicados outros cursos, sempre mantendo o professorado em contato com novas metodologias de ensino. "As atividades desta semana vão nortear os rumos que a educação municipal irá seguir este ano. Este encontro motiva os profissionais", acrescentou.
Aulas – Para os alunos, as aulas terão início na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro. Distribuídos nas atuais 18 escolas da rede municipal de ensino, espalhadas pelo Centro, bairros, distritos e zona rural, estarão cerca de 2,5 mil estudantes de pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de uniformes e mochilas, a prefeitura também garante o material didático e transporte dos alunos.


Fonte: Gilmar Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário