Por Paula Valviesse
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho de Nova Friburgo divulgou as datas para a liberação do pagamento do aluguel social. O auxílio destinado as famílias que perderam suas casas ou encontram-se em área de risco será recebido nas agências da Caixa Econômica Federal. As primeiras famílias a receberem o benefício serão aquelas que estão nos abrigos oficiais do município e possuem cartão Bolsa Família. A lista de contemplados ainda será divulgada pelo governo do estado.
Para famílias cadastradas nos abrigos oficiais e avaliadas pela secretaria de assistência social, que possuem o cartão do programa Bolsa Família, a data estabelecida para a retirada do dinheiro – R$ 500 – foi dia 17 desse mês. Nesse dia elas deverão comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal munidas do cartão Bolsa Família, pois o aluguel social será incorporado a esse mecanismo.
Já para aquelas que não possuem cartão, mesmo estando em abrigos oficiais, e as famílias cadastradas em abrigos solidários e áreas de risco, a data de pagamento será dia 24. A essas pessoas a secretaria orientará a abertura de uma conta na agência da Caixa para recebimento do benefício ou, no caso de já terem sido cadastradas no Bolsa Família e não possuírem ou terem perdido o cartão, uma guia de recebimento será gerada para retirada do dinheiro, sendo necessária a apresentação de documentação com foto.
Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Antonio Maduro, o dinheiro liberado provêm do convênio firmado com o governo do estado, que prevê um total de 2.800 famílias contempladas com o aluguel social. Fora isso, o poder Executivo do município já elaborou um projeto, aprovado pela Câmara de Vereadores, especificando o pagamento desse benefício. “Nós temos previstos 2.800 alugueis pela fonte estadual e a Prefeitura também liberará um coeficiente, claro que nada impede ao município de solicitar um acréscimo de metas ou algo nesse sentido, se for necessário, para atender a todos” – afirma Maduro.
Além do aluguel social, a proposta do município também traz o pagamento do ‘Auxílio Novo Lar’, que disponibilizará dois mil reais por família, pago em cota única, às pessoas que foram atingidas, para a compra de bens essenciais para reestruturação de suas casas.
O cadastramento das famílias para recebimento do aluguel social começou dia 21 de janeiro, nos abrigos oficiais e a partir do dia 24 passou a ser feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Suspiro, instalado na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), por ter tido o prédio comprometido, e no CRAS de Conselheiro Paulino, para todas as pessoas atingidas.
Esse trabalho da Secretaria de Assistência Social foi paralisado na quarta-feira, 2. Contudo o levantamento das famílias continua e as inscrições serão retomadas em breve. “Nós temos fases de cadastramento, começamos nos abrigos oficiais, depois os sociais e áreas de risco e ainda virão outras. Mas nós precisamos fazer uma pausa para avaliar os cadastros feitos e enviar os dados para o Rio de Janeiro, para que esse pagamento comece a ser liberado. Isso não quer dizer que as pessoas que ainda não foram cadastradas não irão receber o benefício, pois continuaremos com esse trabalho” – diz o secretário.
Até agora mais de 949 pessoas foram cadastradas nos abrigos oficiais e mais de mil em abrigos solidários e áreas de risco. Esse trabalho também foi feito em áreas previstas para demolições, onde 82 famílias foram detectadas e 58 já possuem cadastro.
Fonte: novaimprensa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário