De acordo com a prefeitura, 160 corpos foram sepultados até este sábado; identificação agora só poderá ser feita por DNA
Foto: Hélio Motta
Devido ao avançado estágio de decomposição dos corpos, o mau cheiro toma conta do lugar; muitos usam máscaras para enterrar os parentes
Das 240 vítimas encontradas até o momento sob os escombros de terra em Teresópolis, 160 foram sepultadas este sábado (15), segundo a prefeitura da cidade. Por causa do avançado estágio de decomposição dos corpos, as cerimônias são rápidas e bastante simples. “A todo momento chega um caminhão com cerca de 20 corpos. Os enterros estão sendo realizados até três horas da madrugada”, diz um coveiro.
Por causa da tragédia, 303 covas foram abertas às pressas no cemitério que leva o nome da cidade, no bairro de Vale do Paraíso. Geradores de luz foram instalados no lugar para que as cerimônias, sempre rápidas, também possam ser feitas à noite. Em média, os sepultamentos são realizados com intervalos de cinco a dez minutos, a fim de evitar filas de caixões. A dor das pessoas que perderam seus parentes é ouvida em choros e gritos de consternação.
A partir de agora, identificação de corpos só por DNA
Nesta sexta-feira, o juiz José Ricardo Ferreira de Aguiar, da 2ª vara de família de Teresópolis, informou que a identificação das vítimas só poderá ser feita por exame de DNA. “É uma questão de saúde pública”, ele explicou. “O material genético é colhido e o corpo enterrado logo em seguida”, afirmou.
De acordo com o juiz, o sepultamento será feito mesmo que a família não tenha realizado o reconhecimento da vítima. "A família deverá procurar a Justiça ou o poder Executivo para retirar a certidão de óbito após o confrontamento de DNA. Quem desejar, poderá fazer um novo enterro", disse o magistrado.
A decisão foi tomada por causa do estado de putrefação dos corpos. “Até as primeiras 48 horas da tragédia, o reconhecimento era visual. Depois disso, passou a ser por fotos, mas os corpos estão em decomposição, temos de enterrar”, disse o magistrado. Segundo o juiz, 259 corpos já foram reconhecidos.
O juiz informou também que a prefeitura de Teresópolis determinou o translado (retirada dos ossos de uma cova quando o enterro foi realizado em menos de 12 meses) ou exumação em jazigos com espaço para mais de três pessoas, mesmo que a família proprietária da cova não seja avisada. "Vamos informar posteriormente, estamos sem espaço no cemitério e temos de arrumar soluções", informou.
Dos cerca de 100 corpos que ainda estão no IML, 80 foram congelados. Ainda há 20 no galpão localizado em frente da 110ª DP, onde foi improvisado um IML de emergência. O mau cheiro no lugar é tão grande, que funcionários que trabalham na liberação dos corpos tiveram de se mudar pela terceira vez. Eles agora ocupam um salão emprestado por um advogado na mesma rua da delegacia, a cerca de 20 metros do IML.
Foto: Hélio Motta
Caminhões frigoríficos que eram usados no transporte de pescado agora servem para armazenar corpos de vítimas da enchente em Teresópolis
SUAS CHORADEIRAS E SENSACIONALISMO, NÃO ENGANA A MAIS NINGUÉM !!!
ResponderExcluirCaro governador,
Se hoje sofremos com as tragédias no Rio, devemos isso ao senhor governador.
Não sou carioca, mas sinto dentro do peito toda a emoção do sofrimento desse povo.
Suas choradeiras(encenação e muita demagogia) , nas TV e Rádios tentando passar para nós uma imagem de bonzinho e preocupado com o próximo , não engana a mais ninguém.
Já estar ficando manjado essa sua encenação de vitima esse seu sensacionalismo barato que não engana a mais ninguém.
Seja homem, não chore, pare com esa encenação barata , tenha postura de um homem com valor onde procura resolver os problemas com cabeça erguida e não fique se lamentando como tem feito.
Tanto o senhor quanto ao outro demagogo, oportunista e mentiroso que mesmo não sendo mais presidente o tal Lula, é um explorador do contribuinte com seus populismos baratos e cheio de blá, blá, blá .
Lula um oportunista que mente e tira proveito do contribuinte onde quer manter privilégios de um atual que fica nos explorando. Ilegalmente por ser um Ex .
Tudo tem limites, e mesmo nós que os elegemos, podemos muito bem se voltar contra vocês .
Caro senhor governador Avise ao seu amigo Lula, que pare de nos explorar, não pagamos impostos para ele manter mordomias e privilégios dele e da família , Lula como um Ex presidente quer desfrutar de privilégios ilegalmente , e isso não vamos aceitar. Pagamos impostos para ter melhores hospital, Segurança Publica e Educação dentro do mínimo aceitável , o que não vem sendo cumprido por parte de seus governos .
Que o Ex presidente Lula, respeite o contribuinte e pare de nos explorar !!!
Abraços,
Leticia Mertelle
Funcionaria Pública federal .(Técnica)