Cento e cinqüenta mil litros de leite, doados por cooperativas agropecuárias e laticínios particulares do estado, estão se juntando aos donativos que chegam a todo o momento para as vítimas da tragédia na Região Serrana. Nesta quinta-feira (20), após participar de reunião com o governador Sérgio Cabral, autoridades estaduais e municipais na prefeitura de Teresópolis, o secretário de Agricultura, Christino Áureo acompanhado do vice-governador, Luiz Fernando Pezão fez a entrega dos 40 mil litros destinados aos desabrigados daquele município.
– Em parceria com o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, faremos chegar às sete cidades em estado de calamidade pública, o produto doado.Na região, cerca de um milhão de litros de leite deixou de ser retirado por causa das estradas interrompidas. Muitas crianças, especialmente na zona rural, não estão recebendo o alimento – frisou.
Nilton Lanna, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado do Rio de Janeiro – Sindilat e um dos responsáveis pela mobilização para arrecadação do leite, destacou que o segmento, atendido pelo governo do estado com programas e medidas que incentivaram desde o produtor até a indústria, não poderia ficar de fora dessa corrente de solidariedade nacional.
– Estamos mobilizados não apenas como moradores do Rio de Janeiro, mas também como empresários, já que estas pessoas nos prestigiam e apóiam consumindo nossos produtos o ano inteiro – afirmou.
Na ocasião, o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Adilson Faraco recebeu os 10 mil litros doados para a população de seu município. Amanhã, o secretário de Agricultura entrega em Nova Friburgo mais 40 mil litros de leite. Os desabrigados de Petrópolis receberão 25 mil, Sumidouro 15 mil e Bom Jardim e Areal 10 mil litros de leite, cada.
Christino Áureo lembrou que as máquinas do Programa Estradas da Produção estão trabalhando incessantemente na liberação dos acessos para os produtores que precisam escoar sua produção.
– Até sábado, 100% das vias em Teresópolis deverão estar liberadas – informou.
Segundo dados coordenação do programa, mais de 500 produtores nos 2º e 3º distritos do município já tiveram restabelecida a trafegabilidade nas estradas vicinais. Nas localidades de Sebastiana, Vale Alpino, Imbiú, Prates, Campo Lindo, Rio Preto, Brejal Cuiabá, com grande concentração de agricultores familiares e que ficaram isoladas, a produção já tem por onde ser escoada.
- A liberação dessas estradas passou a ser o único meio para o acesso dos produtos até os mercados. A rodovia Rio-Bahia, por onde trafegavam os caminhões desta região, está interrompida – ressaltou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário